quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

COMO IDENTIFICAR OS PERÍODOS

Período é um enunciado formado por uma ou mais orações. Relembrando que oração é uma frase que possui verbo. Frase é qualquer enunciado com sentido completo, ou seja, tem significado. O período com uma única oração é chamado de período simples ou absoluto (no período simples a oração é classificada como absoluta), já com mais de uma oração é chamado de período composto.



Exemplos:

- Nunca mais encontrei aquele livro. (período simples)

- Os animais precisam chamar a matilha para caça. (período simples)

- Maria entrou em casa depois da hora combinada, levou bronca do pai e trancou-se em seu quarto. (período composto por coordenação)

- Eu peço que você tome cuidado com os carros. (período composto por subordinação)



OBS. CONTAR O NÚMERO DE VERBOS PARA DESCOBRIR SE O PERÍODO É SIMPLES OU COMPOSTO PODE SER UMA BOA IDEIA, MAS FIQUE ATENTO (A) AS LOCUÇÕES VERBAIS.



Para que servem o período simples e o período composto?

Ao escrever um texto de forma mais direta e reduzida, para atingir um público amplo usa-se períodos simples ou períodos compostos por coordenação. Quando o texto é complexo e pretende-se atingir um público que domina estruturas elaboradas da língua emprega-se o período composto por subordinação.

O período composto pode ser por coordenação, por subordinação ou por coordenação e subordinação ( período misto). O período composto por coordenação é composto por orações independentes; o período composto por subordinação é composto por orações dependentes; já o período misto é composto por orações independentes e dependentes.

FONTE:http://www.infoescola.com/portugues/periodo-simples-e-composto/

Um comentário: