segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ATIVIDADES - PALAVRAS HOMÔNIMAS

1) Assinale o item em que se trocou, ou não, o emprego adequado de uma das palavras homófonas.

A) Ele trabalha na oitava seção (sessão, seção, cessão) da primeira zona eleitoral.
B) Na repartição todos o taxam (taxam, tacham) de relapso.
C) Sua entrevista está inserta (inserta, incerta) nos maiores jornais do país.
D) Desculpemos sua inexperiência, afinal todo jovem incipiente (incipiente, insipiente) merece nossa compreensão.
E) NDA

2) Veja se há erro ou não na classificação à direita das palavras à esquerda. Assinale-o se houver.

A) Ratificar / retificar - Parônimos.
B) Lima (fruta) / lima (objeto) - Homônimos.
C) Seção /sessão / cessão - Homófonas.
D) Infligir / infrigir - Homógrafos.
E) NDA

3) Assinale, se houver, o item em que se trocou o termo adequado de acordo com o sentido da 1a frase à esquerda.

A) O valente herói não receia o perigo (intemerato)
B) Não deviam transgredir a lei (infrigir)
C) Por isso corrigi o texto (retifiquei)
D) Deixou a pátria (emigrou)
E) NDA

4) Marque a frase em que deve ser empregada a primeira das duas palavras que aparecem entre parênteses:

a) Essas hipóteses _________ das circunstâncias (emergem - imergem) ;
b) Nunca o encontro na _________ em que trabalha (sessão - seção);
c) Já era decorrido um _______ que ela havia partido, (lustre - lustro);
d) O prazo já estava _______ (prescrito - proscrito);
e) O fato passou completamente ________ (desapercebido- despercebido).

5) Marque a frase que se completa com o segundo elemento do parênteses:

a) A recessão econômica do país faz com que muitos _________ (emigrem - imigrem);
b) Antes de ser promulgada, a Constituição já pedia muitos ________ (consertos - concertos);
c) A ditadura _________ muitos políticos de oposição; (caçou - cassou);
d) Ao sair do barco, o assaltante foi preso em___________ (flagrante - fragrante);
e) O juiz _________ expulsou o atleta violento (incontinenti- incontinente).

6) Marque a alternativa que se completa corretamente com o segundo elemento do parênteses:

a) O sapato velho foi restaurado com a aplicação de algumas ________ (tachas-taxas);
b) Sílvio _________ na floresta para caçar macacos (imergiu-emergiu);
c) Para impedir a corrente de ar, Luís _______ a porta (cerrou-serrou);
d) Bonifácio ________ pelo buraco da fechadura (expiava-espiava);
e) Quando foi realizado o último ________ ? (censosenso).

7) Marque a alternativa que se completa com o primeiro elemento do parênteses:

a) A polícia federal combate o _________ de cocaína (tráfego-tráfico);
b) No Brasil é vedada a ________ racial; embora haja quem a pratique (discriminação-descriminação);
c) Você precisa melhorar seu __________ de humor (censo-senso);
d) O presidente _________ antecipou a queda do muro de Berlim (ruço-russo);
e) O balão, tremelizindo _________ para o céu estrelado (acendeu-ascendeu).

8)Em “o prefeito deferiu o requerimento do contribuinte”, o termo grifado poderia perfeitamente ser substituído por:

a) apreciou;
b) arquivou;
c) despachou favoravelmente;
d) invalidou;
e) despachou negativamente.


FONTE: http://www.portuguesconcurso.com/2009/08/homonimos-e-paronimos-exercicios-com.html
http://www.pciconcursos.com.br/aulas/portugues/ortografia-exercicios





PALAVRAS HOMÔNIMAS

Palavras homônimas são aquelas que, embora possuam mesma grafia ou pronúncia, são diferentes em sua significação.
Exemplos: São homônimos: incipiente (=iniciante) e insipiente (=ignorante); conserto (=reparo) e concerto (=apresentação musical, em sua acepção mais corrente); são (=verbo ser), são (=sadio) e são (=santo); por (=preposição) e pôr (=verbo).


Palavras Homógrafas

São aquelas que possuem mesma grafia, mas distinguem-se quanto à pronúncia da vogal tônica e ao significado. A diferença da pronúncia gera significação contextual diversa.

Exemplo:

- Colher (substantivo) – Colher (verbo colher)
- Eu comprei uma colher de prata.
- Chamei minha vizinha para colher frutas na horta da fazenda.

- Começo (substantivo) – Começo (verbo)
- O começo do filme foi muito legal.
- Eu começo a entender este livro.


Palavras Homófonas

São aquelas pronunciadas da mesma maneira, mas escritas com diferente grafia e significado.

Exemplos:

Serrar – Cerrar
serrar: cortar
cerrar: fechar

Cassar – Caçar
cassar: anular
caçar: procurar (alimento);


FONTE:http: http://www.infoescola.com/portugues/semantica/
//www.algosobre.com.br/gramatica/resumao-de-palavras.html

terça-feira, 6 de setembro de 2011

EXERCÍCIOS - ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA

1) Reescreva as frases seguintes, transformando em adjetivos as orações subordinadas adjetivas:



a) Nossos alunos estão trabalhando com material que pode ser reciclado.



b) Há, em frente à fábrica, uma fila de homens e mulheres que estão sem emprego.


c) As geladeiras devem ficar constantemente ligadas, porque nelas estão armazenados alimentos que podem perecer.


d) Todo o cuidado é pouco com os materiais que podem inflamar.


e) As bibliotecas escolares precisam renovar seu acervo com livros que estimulem e que instruam.



2. Suponha que o gerente de uma empresa queira informar a seus clientes, por carta, que o estabelecimento enviará pelo correio os carnês para pagamento.


Indique a interpretação que o cliente daria à informação do diretor, no caso dos seguintes empregos de vírgula:



a) Os clientes, que já são cadastrados, receberão os carnês de pagamento pelo correio.

b) Os clientes que já são cadastrados receberão os carnês de pagamento pelo correio.





3. Classifique as orações destacadas em :



- oração sub. adjetiva restritiva

- oração sub. adjetiva explicativa



a) Os bois da minha fazenda, que contraíram febre aftosa, serão examinados.


b) Os homens, que são seres racionais, exploram os animais.


c) O livro que comprei é bom.


d) Deve-se investir em soluções que resolvam definitivamente os problemas.


e) A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.


f) Meus vizinhos cultivam árvores que dão frutos deliciosos.






4. Pontue, grife e classifique as orações subordinadas adjetivas:





a) A primavera ,que é a estação das flores, começa em setembro.


b) A primeira operação da SOS foi a de chamar a atenção para a existência da Mata Atlântica , que estava esquecida.


c) Infeliz é o homem que não age honestamente.


d) Conversei com o menino que pedia esmolas.


e) O professor que educa precisa ter vocação.


f) Gosto muito da cidade onde nasci.


g) Caetano Veloso ,que é um ótimo compositor da MPB, escreveu um livro.


h) Meu pai ,que havia arrancado três dentes, não pôde viajar naquele dia.


i) Meus pais, que são meus amigos, compreenderam a situação.


j) Os alunos que faltaram farão a prova outro dia.

FONTE:http://anacristinaportugues.blogspot.com

domingo, 4 de setembro de 2011

ATIVIDADES - FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

1 – No período “Avistou o pai, que caminhava para a lavoura”, a palavra “que” classifica-se morfologicamente como:

a) conjunção subordinativa integrante.

b) conjunção subordinativa final.

c) pronome relativo.

d) partícula expletiva.

e) conjunção subordinativa causal.



2 - Identifique a função sintática dos pronomes relativos.


A - Preciso conversar com os alunos que farão 2ª chamada.


B - Ainda não entendi os exercícios que o professor explicou ontem.


C - Por favor, empreste-me o dinheiro de que necessito.


D - Não trouxeram o material do qual têm necessidade.


E - Não viram mais os ladrões pelos quais foram agredidos.


F - A cidade em que mora não é muito grande.


G - Todos gostavam da criança que ele foi.


H - O homem de quem sempre desconfiei revelou-se mau-caráter.


I - Seu olhar, que era sincero, revelava toda sua dor.


J - Gostaria de rever as pessoas com quem conversei naquela noite.


k - O aluno cujos pais me procuraram não veio à escola hoje.


L - Não são muitas as pessoas em quem tenho plena confiança.


M - Não é muito o dinheiro de que preciso.


N - A distância, que fortalece a amizade, enfraquece o amor.


O - Educação Física era a atividade de que mais gostava na escola.


3 - Nas frases abaixo, indique o antecedente do pronome relativo:




a) As árvores que ainda resistiam à seca estavam despidas de suas folhas.

b) O homem que mente é desprezível.

c) O hospital é o lugar onde se socorrem os doentes.

d) As crianças pararam em frente à loja onde os brinquedos estavam expostos.

e) As lagartixas que havia no caminho davam carreirinhas intermitentes.

f) Visitamos do sítio que pertenceu a meu avô.



4 - Dê a função sintática dos pronomes relativos nas orações adjetivas do exercício anterior. Não se esqueça de isolar a oração adjetiva, substituir o pronome relativo pelo seu antecedente e, só então, analisar sua função.




5 - Copie as orações, completando-as com os pronomes relativos que estão no quadro:
a quem – de cuja – de quem – onde – em cujos



a) Esse é um profissional _____________ capacidade não se duvida.

b) Foram arrancadas as árvores _________________ galhos havia cipós entrelaçados.

c) Deus, ________________ recorremos nos bons e nos maus momentos da vida, nunca nos desampara.

d)Não encontrei a pessoa _________________ me falaste.

e) Não mencionou o lugar ___________________ poderíamos encontrá-la.

ORAÇÕES ADJETIVAS


São orações subordinadas que exercem função de adjetivo, dando uma característica a um substantivo. Sempre iniciam-se com pronome relativo.


Classificação das Orações Subordinadas Adjetivas

Na relação que estabelecem com o termo que caracterizam, as orações subordinadas adjetivas podem atuar de duas maneiras diferentes. Há aquelas que restringem ou especificam o sentido do termo a que se referem, individualizando-o. Nessas orações não há marcação de pausa, sendo chamadas subordinadas adjetivas restritivas. Existem também orações que realçam um detalhe ou amplificam dados sobre o antecedente, que já se encontra suficientemente definido, as quais denominam-se subordinadas adjetivas explicativas.


Exemplo 1:

Jamais teria chegado aqui, não fosse a gentileza de um homem que passava naquele momento.
Oração Subordinada Adjetiva Restritiva



Nesse período, observe que a oração em destaque restringe e particulariza o sentido da palavra "homem": trata-se de um homem específico, único. A oração limita o universo de homens, isto é, não se refere a todos os homens, mas sim àquele que estava passando naquele momento.



Exemplo 2:


O homem, que se considera racional, muitas vezes age animalescamente.
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa



Nesse período, a oração em destaque não tem sentido restritivo em relação a palavra "homem": na verdade, essa oração apenas explicita uma ideia que já sabemos estar contida no conceito de "homem".



Saiba que:

A oração subordinada adjetiva explicativa é separada da oração principal por uma pausa, que, na escrita, é representada pela vírgula. É comum, por isso, que a pontuação seja indicada como forma de diferenciar as orações explicativas das restritivas: de fato, as explicativas vêm sempre isoladas por vírgulas; as restritivas, não.


Obs.: ao redigir um período escrito por outrem, é necessário levar em conta as diferenças de significado que as orações restritivas e as explicativas implicam. Em muitos casos, a oração subordinada adjetiva será explicativa ou restritiva de acordo com o que se pretende dizer.


Exemplo 1:


Mandei um telegrama para meu irmão que mora em Roma.



No período acima, podemos afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem, no mínimo, dois irmãos, um que mora em Roma e um que mora em outro lugar. A palavra "irmão", no caso, precisa ter seu sentido limitado, ou seja, é preciso restringir seu universo. Para isso, usa-se uma oração subordinada adjetiva restritiva.



Exemplo 2:


Mandei um telegrama para meu irmão, que mora em Roma.



Nesse período, é possível afirmar com segurança que a pessoa que fala ou escreve tem apenas um irmão, o qual mora em Roma. A informação de que o irmão more em Roma não é uma particularidade, ou seja, não é um elemento identificador, diferenciador, e sim um detalhe que se quer realçar.



Observações:

As orações subordinadas adjetivas podem:

a) Vir coordenadas entre si;

Por Exemplo:

É uma realidade que degrada e assusta a sociedade.
e = conjunção


b) Ter um pronome como antecedente.

Por Exemplo:

Não sei o que vou almoçar.
o = antecedente

que vou almoçar = Oração Subordinada Adjetiva Restritiva

FONTE:http://www.soportugues.com.br

FUNÇÃO SINTÁTICA DOS PRONOMES RELATIVOS

Os pronomes relativos desempenham função sintática, na oração adjetiva. Para analisá-los, o melhor procedimento é montar a oração adjetiva substituindo o pronome relativo pelo seu antecedente. O próximo passo é verificar a função sintática que o antecedente do pronome relativo exerce na oração adjetiva. A função sintática que ele exerce na oração adjetiva será a mesma exercida pelo pronome relativo:

01. sujeito:
Fortaleza, [que é a capital do Ceará], é uma linda cidade.

(que substitui Fortaleza – Fortaleza é a capital do Ceará – Fortaleza – sujeito)

02. objeto direto:
Os trabalhos [que faço] me dão prazer.

(que substitui os trabalhos – faço os trabalhos – os trabalhos: objeto direto)

03. objeto indireto:
As pessoas [de quem gostamos] compareceram à festa.

(quem substitui as pessoas – gostamos das pessoas – das pessoas: objeto indireto)

04. predicativo do sujeito:
O atleta saudável, [que ele sempre foi,] hoje está fora das pistas por causa de um acidente.

(que substitui o atleta saudável – ele sempre foi o atleta saudável – o atleta saudável: predicativo do sujeito)

05. predicativo do objeto:
Ele não é mais o jogador ágil [que todos o julgavam até o ano passado].


(que substitui o jogador ágil – todos o julgavam o jogador ágil – o jogador: objeto direto e ágil: predicativo do objeto)

06. complemento nominal:
O filme [a que fizeram referência] foi premiado.

(que substitui o filme – fizeram referência ao filme – ao filme: complemento nominal)

07. adjunto adnominal:
O menino [cujo pai é médico] deverá seguir a carreira do pai.

(cujo substitui o menino – o pai do menino é médico – do menino: adjunto adnominal)

08. agente da passiva:
O jornalista [por quem fui entrevistado] deixou-me bem à vontade.

(quem substitui o jornalista – fui entrevistado pelo jornalista – pelo jornalista: agente da passiva)

09. adjunto adverbial:
A cidade [em que moro] é bastante tranqüila.

(que substitui a cidade – moro na cidade – na cidade: adjunto adverbial)

FONTE:http://www.mundovestibular.com.br